Um pedaço da Itália no Brasil. Assim é possível definir Venda Nova do Imigrante, uma cidade que apresenta enorme potencial para o agroturismo e que possibilita, a quem visita, conhecer fazendas encantadoras.
Venda Nova do Imigrante é um município localizado no estado do Espírito Santo, a 106 quilômetros da capital, Vitória. Atualmente, o município possui, segundo estimativa do IBGE (2021), 26.204 habitantes. Apesar da emancipação recente, apenas em 1988, Venda Nova do Imigrante possui uma história rica, construída pela sua gente e por tudo que a sua terra produz.
O local possui forte influência da imigração italiana e um detalhe curioso é que, até a década de 1940, todos os habitantes da localidade eram descendentes de italianos, e só falavam a língua vêneta, língua da região de Vêneto, no nordeste da Itália.
Assista a reportagem sobre Venda Nova do Imigrante (ES) em nosso canal no YouTube
Atualmente, a agricultura é a principal atividade econômica do município, principalmente a produção de café, que corresponde a 90% das propriedades, além da produção de hortifrutigranjeiros e de uma pecuária ascendente. Tudo isso transformou o município numa referência do agroturismo, modalidade de turismo rural que tem, por objetivo, permitir um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais. A cidade de Venda Nova possui 17 casas do século XIX, feitas de estuque, assoalho de madeira, engradamento em palmito e telhado colonial. Além das casas, Venda Nova possui fazendas incríveis, que se destacam pela arquitetura, pela beleza e, também, pelas produções.
Agroturismohttps://boasorteviajante.com.br/wp-admin/post.php?post=148&action=edit#destaque-add
Em Venda Nova, muitas fazendas estão abertas à visitação de turistas que, cada vez mais, aumentam o interesse pelo turismo rural. Uma dessas fazendas é a Fazenda Carnielli, que atrai turistas de diversas partes do país. O local possui uma arquitetura característica da Itália, influência também refletida na interessante produção de queijos, embutidos e de cafés especiais do local. Uma das peculiaridades produzidas na Fazenda Carnielli é o raro e exótico café do Jacú, produzido a partir dos grãos contidos nas fezes dessa ave.
Outra fazenda que se destaca por sua beleza e pelas produções é a fazenda da Família Lorenção, local que também é aberto à visitação. O local é famoso pelo tradicional Socol, um tipo de embutido de lombo suíno, servido em fatias finas que realçam o sabor, além dos marcantes e saborosos antepastos.
Em Venda Nova, também está a Capri Nova, uma propriedade que tem a frente a Dona Carmem, de 84 anos, responsável pela produção de perfumados sabonetes artesanais à base de leite de cabra e alguns ingredientes especiais do seu quintal.
Festa da Polenta
Realizada sempre na primeira e na segunda semana de outubro, durante oito dias, compreendendo dois finais de semana, a Festa da Polenta é uma manifestação da influência italiana na região, com o resgate da cultura italiana a partir de atrações como danças, músicas, além de exposições e da variedade de comidas típicas.
Como Chegar?
Venda Nova do Imigrante fica localizada a 106km de Vitória, capital do Espírito Santo. O trajeto entre as duas cidades é feito pela BR-262 e de carro tem duração, em média, 1h50min.
Onde se hospedar?
As opções de hospedagem em Venda Nova do Imigrante se destacam pela diversidade de acomodações, que vão desde as mais tradicionais em hotéis e pousadas, até opções mais rústicas, em chalés que oportunizam maior contato com a natureza. Dentre as opções de hospedagem na cidade, estão a Pousada Bela Aurora, o Chalé das Pedras, o Recanto Della Mata, o Hotel Esmig, a Pousada na Cervejaria Altezza, dentre outros.
Onde Comer?
Para desfrutar uma boa alimentação em Venda Nova do Imigrante, não é preciso procurar muito. Tanto nas muitas fazendas abertas à visitação, quanto na sede da cidade, é possível encontrar lugares para um bom almoço, ou um bom jantar. Com muitas opções gastronômicas, Venda Nova também possui uma grande diversidade de restaurantes que possuem forte influência da culinária italiana. Algumas das opções de restaurantes no local são: Tangará Restaurante e Pizzaria, Quinta dos Manacás e Restaurante Nossa Vida.
Quando viajar?
Em qualquer época do ano é possível realizar o agroturismo. Venda Nova do Imigrante tem predominância, de maio a setembro, do clima frio e seco. De outubro a abril, além do maior índice de precipitação, o clima fica ligeiramente quente e com maior umidade. O Boa Sorte Viajante recomenda sempre verificar a previsão do tempo para que não o visitante não seja surpreendido por uma oscilação grande na temperatura.