De características marcantes, Santo Estevão reúne, às margens do Rio Paraguaçu, belezas singulares. No município, há também o destaque para preservação de casarões históricos e valorização de tradições locais.
O município de Santo Estêvão (BA) fica localizado às margens da BR 116, na microrregião de Feira de Santana, e faz parte da bacia hidrográfica do rio Paraguaçu, integrando, dessa forma, o Vale do Paraguaçu. Atualmente, a população do município é estimada em 53.666 habitantes (IBGE/2021), distribuídos em 366,597 km² de área. Com uma economia diversa, Santo Estêvão possui um comércio forte e uma atividade rural que se destaca pela produção de fumo. Na cidade, há também uma fábrica de calçados que ajuda a movimentar a economia local.
Assista a série sobre Santo Estevão (BA) em nosso canal no YouTube:
Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5.
Em sua vasta extensão territorial, Santo Estêvão reúne belezas singulares, que vão desde as características dos casarões históricos que são encontrados tanto na cidade, quanto na zona rural, chegando às possibilidades que margeiam o rio Paraguaçu. Na cidade, ainda se evidencia uma forte tradição junina, com a realização da festa de São João, evento que reúne moradores da cidade e turistas que gostam de dançar um bom forró.
Rio Paraguaçu
Ao longo de mais de 600km de extensão, o Rio Paraguaçu é considerado um dos principais atrativos turísticos da região. Em Santo Estevão, às margens do Rio Paraguaçu proporcionam diversas possibilidades de lazer, que vão desde as opções de balneários e restaurantes, ao passeio de lancha e à prática de esportes náuticos, como o stand up paddle e o jet-ski.
Fazendas históricas
A zona rural de Santo Estêvão reserva propriedades com casarões construídos predominantemente de barro e madeira, repletos de artefatos históricos e com presença marcante das tradições mais antigas. Dentre as propriedades mais antigas e tradicionais, estão a Fazenda Dique e a Fazenda Mocambo, que preservam uma história centenária.
Festejos Juninos
Em Santo Estevão, a tradicional Festa de São João vem ganhando destaque ano após ano. Com atrações musicais de renome nacional, o São João de Santo Estevão está atraindo turistas de diversas partes da Bahia e do Brasil. Além da boa música e de uma boa comida típica do período junino, o São João de Santo Estevão preserva traços importantes da cultura local, com a decoração repleta de balões e bandeirolas, além de apresentações de quadrilhas juninas que encantam quem é apaixonado pela cultura nordestina.
Como Chegar?
O município de Santo Estevão está localizado a aproximadamente 155 km de Salvador. Partindo da capital baiana, é possível chegar a Santo Estevão a partir da BR-324, até a cidade de Feira de Santana, para em seguida seguir pela BR-116 até a sede do município de Santo Estevão.
Onde se hospedar?
Com opções de hospedagens para os mais diferentes gostos, Santos Estevão possui hotéis e pousadas bem avaliados pelos seus visitantes. Dentre as opções, estão o Eco Resort Pedra Bonita, a Pousada LM, o Hotel Bom Dia e a Pousada Alvorada.
Onde Comer?
Na culinária local, o peixe está presente de forma quase unânime nos principais pratos típicos. Seja frito, grelhado, assado ou na moqueca, o protagonismo do peixe nos pratos se faz evidente nos diversos restaurantes que margeiam o Rio Paraguaçu. Uma das opções mais atrativas do local é o Bar da Eurides, que tem em Dona Eurides uma anfitriã alegre e sempre disposta. No local, são diversas as opções cujo tempero de aroma único e sabor marcante são características evidentes. Como destaque, a saborosa Moqueca de peixe com camarão, servida com acompanhamentos como salada, arroz e pirão.
Outra opção de extremo bom gosto é o Bar do Zeca, instalado na região há mais de 20 anos. Dentre os diversos pratos servidos pelo proprietário do local, o popular Zeca, destacam-se a tilápia frita e a moqueca de peixe. Além de uma saborosa comida, o local também proporciona um ambiente aconchegante e extremamente agradável.
Quando viajar?
Ao longo do ano é possível visitar Santo Estevão no período de verão, quando as temperaturas mais altas oportunizam desfrutar as belezas do Rio Paraguaçu, e, também, no mês de junho, período que acontece a tradicional festa de São João da cidade. Nos dois períodos destacados é possível desfrutar não apenas da beleza da região, mas também da rica cultura local.