f Os encantos de Ruy Barbosa (BA) - Boa Sorte Viajante

Os encantos de Ruy Barbosa (BA)

20/03/2023

Além de belas paisagens, com destaque para a Serra do Orobó, o município de Ruy Barbosa se destaca pela sua rica história e pela sua gente alegre, tranquila e trabalhadora.

Localizada no coração do Estado da Bahia, a Chapada Diamantina é composta por 24 municípios, dentre os quais está a charmosa cidade de Ruy Barbosa. Com uma população estimada em 30.900 habitantes (IBGE/2021), Ruy Barbosa está posicionada a uma altitude de 368 metros, bem aos pés da Serra do Orobó, que possui 1.021 metros de altitude. Em sua economia, Ruy Barbosa possui um importante polo industrial de calçados, além da agropecuária com bastante relevância, com destaque ao gado de corte. Ruy Barbosa também é conhecida por ser a “Terra da Carne do Sol”. Na feira livre da cidade, semanalmente moradores e visitantes vão em busca da carne do sol produzida em Ruy Barbosa.

Assista a série sobre Ruy Barbosa (BA) em nosso canal no YouTube: Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5, Parte 6.

Com uma posição geográfica privilegiada e uma vasta extensão territorial, de quase 2 mil km², Ruy Barbosa reúne variados atrativos naturais e culturais, com uma riqueza de paisagens deslumbrantes, que se associam à calmaria e tranquilidade da sua gente. Partindo da sede da cidade é possível ir a destinos que chamam a atenção não apenas pela beleza, mas também pela riqueza da biodiversidade encontrada, tanto em espécies de plantas nativas da Mata Atlântica, quanto por pássaros e animais que convivem na região. Os locais que mais atraem turistas de toda a parte do Brasil e do mundo são a Serra do Orobó, o Morro das Flores, o Recanto da Chapada e o Museu Juraci Dórea, dentre outros.

Morro das Flores
Localizado a aproximadamente 18km da sede de Ruy Barbosa, a comunidade de Morro das Flores oportuniza a vista de belíssimas paisagens e conserva uma população de características campestres, que desfruta de uma rotina que, apesar de pacata, não deixa de ser ativa e com muita qualidade de vida.
Em sua formação arquitetônica, Morro das Flores se compõe de pequenas casas que contrastam com as belas e pomposas construções do século XIX, quando o local era um importante entreposto comercial. Quem visita a região pode conhecer além de casarões coloniais, o antigo mercado e a primeira Igreja Coração de Jesus.

Serra do Orobó
Com um visual de tirar o fôlego, a Serra do Orobó é uma Área de Relevante Interesse Ecológico que fica aberta à visitação, onde os visitantes podem fazer trilhas, vôo livre, balonismo, alpinismo, montanhismo, motocross, mountain bike e rapel.
Dentre os pontos de visitação da Serra do Orobó, destacam-se a Cachoeira do Fascínio, o Morro Dois Irmãos, a Serra Selada e o mirante Dedo de Deus, que pode ser acessado através de uma trilha decorada por belas paisagens e recheada de riqueza ecológica.

Recanto da Chapada
Além de ser uma belíssima atração turística de Ruy Barbosa, o Recanto da Chapada também é uma excelente opção de hospedagem. Pela sua beleza e por ser um Museu Orgânico com vegetação remanescente da Mata Atlântica de altitude, abrigando espécies, inclusive, ameaçadas de extinção como o Jatobá e o Jequitibá, o local se tornou um verdadeiro cartão postal de Ruy Barbosa.
Ideal para quem adora um destino em meio a natureza, o Recanto da Chapa oportuniza a contemplação da fauna local. Nos últimos anos, o local vem atraindo turistas que se interessam pela observação de pássaros, para ver de perto espécies raras, algumas ameaçadas de extinção. Com área de camping, é possível se hospedar vivenciando a magia de dormir e acordar em contato direto com a natureza.
Recanto da Chapada exerce um importante papel na preservação e conservação da natureza e história da região, abrigando o Museu de Artes e Ofício do Orobó, que resgata as tradições e costumes dos antepassados, contando a história da região e do seu povo, através da exposição de itens e objetos históricos ligados à comunidade.

Museu Juraci Dórea
Localizado na Fazenda Garajau, o Museu Juraci Dórea é resultado do trabalho do Seu Aécio Pamponet, que dedicou 20 longos anos da sua vida à recuperação de uma área que era completamente desmatada e implantou um belo museu que traz as vertentes da cultura popular nordestina. No local, mais de 500 peças entre artesanato e pinturas carregam histórias pra lá de interessantes e curiosas. De autoria dos mais diversos artistas espalhados pelo nordeste, as peças chamam a atenção e enriquecem este espaço que é um verdadeiro patrimônio nordestino.

Como Chegar?
Ruy Barbosa está a 321km de Salvador. Saindo da capital do estado da Bahia, o trajeto mais indicado para chegar até Ruy Barbosa é pela BR-324, até Feira de Santana. A partir de Feira de Santana, deve-se seguir pela BA-052 até o município de Baixa Grande, de onde se pega a BR-407 até chegar a Rui Barbosa.

Onde se hospedar?
As opções de hospedagem em Ruy Barbosa são bem diversas e vão desde a opções com maior contato com a natureza, como o Recanto da Chapada, a opções localizadas na sede da cidade. Dentre as opções para se hospedar em Ruy Barbosa, estão: Pousada Recanto do Orobó, Pousada Cheiro da Terra, Pousada RB, Hotel Orobó e Hotel da Lúcia.

Onde Comer?
Ruy Barbosa é muito conhecida por sua famosa carne de sol. Por isso, na cidade, alguns restaurantes se dedicam a produzir pratos que levam a carne do sol como ingrediente principal. No restaurante Estrela da Vila Nova é possível encontrar boas opções produzidas com a carne do sol de Ruy Barbosa. Outras opções de restaurantes em Ruy Barbosa são: Restaurante Kitandinha, Zequinha Restaurante, Caminho de Casa, Restaurante Rota dos Sabores, Restaurante Bom Sabor e Restaurante Boca Sertaneja.

Quando viajar?
Para poder usufruir dos passeios, além de aproveitar a estadia para a prática de esportes, como Trekking, o melhor período é durante o verão. Tanto em Ruy Barbosa, quanto em outras cidades da Chapada Diamantina, recomenda-se a contratação de um guia local, para que possa melhor orientar em relação às possibilidades de passeios e visitações.