f Os encantos de Luminárias (MG), um paraíso a ser descoberto - Boa Sorte Viajante

Os encantos de Luminárias (MG), um paraíso a ser descoberto

22/03/2023

Cercada por montanhas, Luminárias reúne diversos atrativos e inúmeras possibilidades para quem deseja desfrutar de belas paisagens e de belezas naturais singulares.

Ao sul de Minas Gerais, distante 285 de Belo Horizonte, está Luminárias, pequeno município mineiro que possui aproximadamente 5.500 habitantes. Com um povo acolhedor que preserva suas tradições, Luminárias possui uma extensão territorial repleta de atrativos naturais Cercada por montanhas, e pela Serra das Luminárias, que fica ao lado da cidade, a cidade apresenta um destacado potencial para o Ecoturismo.

O município faz parte da Estrada Real e integrando o Circuito Turístico Vale Verde Quedas D’água, juntamente com as cidades de São Thomé das Letras, Lavras, Carmo da Cachoeira, Bom Sucesso, Ribeirão Vermelho, São Bento Abade, Ingaí e Itumirim.

Há alguns anos, Luminárias vem se tornando um destino procurado por praticantes de esportes de aventura, como rapel, escalada, trekking e montanhismo. Essas possibilidades estão presentes no município graças ao Complexo da Serra Grande, que reúne diversas cachoeiras, grutas, picos e piscinas naturais.

Assista a reportagem sobre Luminárias (MG) em nosso canal no YouTube

Para percorrer um maior número de atrativos e poder desfrutar das muitas possibilidades que Luminárias oferece, é possível recorrer ao uso de um quadriciclo, que permite transitar com mais facilidade por entre estradas de chão, serras com pedras e vegetação que formam pequenas barreiras pelo caminho.

Para melhor localizar todas as cachoeiras e desfrutar cada minuto do passeio, a recomendação é que se opte pelo auxílio de um guia local. Dentre as opções para melhor aproveitar o passeio por Luminárias, estão a Luminárias Off Road (Contato: 35 – 9 9982 2090) e a Guia Renata Gomes (Contato: 38 – 9 9888 0457).

Cachoeira Poço das Esmeraldas
Distante 14km do centro de Luminárias e situada dentro do Pesqueiro do Lu, a Cachoeira Poço das Esmeraldas possui esse nome em razão da cor da água do poço que, quando refletida a luz do sol, fica esverdeada, lembrando a coloração da pedra esmeralda.
Para chegar à cachoeira, a partir do estacionamento da propriedade, basta percorrer uma leve trilha. A cachoeira possui uma água revigorante

Cachoeira da Pedra Furada
Na principal queda, a água passa por um buraco na rocha, o que confere uma singularidade à cachoeira. O local ainda possui outra queda que deságua em uma formação que proporciona uma piscina natural. Ainda é possível encontrar uma pequena banheira natural nas pedras.

Cachoeira da Usina
Formada na desativada Usina da Fumaça, que durante muitos anos forneceu energia elétrica para o município de Luminárias, a Cachoeira da Usina apresenta particularidades que valem a visita. No local, o banho não é permitido mas, ao longo do rio Ingaí, é possível visualizar a antiga comporta, a barragem e a casa de máquinas.

Cachoeira do Lobo, Cachoeira do Mandembe e Cachoeira da Serra Grande
Localizada a 7km da sede da cidade, a Cachoeira do Mandembe é um dos principais atrativos naturais da comunidade e conta com três quedas, tendo na queda do meio a principal e maior piscina natural. Próximo à Cachoeira do Mandembe está a cachoeira do Lobo, que possui duas quedas e duas belíssimas piscinas naturais. Já a cachoeira da Serra Grande é uma das mais conhecidas de Luminárias. No trajeto, ainda é possível visitar a cachoeira da Jandira e a cachoeira do Didi, cujas quedas ficam na mesma trilha que compõe o passeio. O local ainda possui uma gruta aberta à visitação.

Pico do Cruzeiro
Localizado a 8km do centro de Luminárias, o Pico do Cruzeiro é uma formação natural que apresenta elementos de grandiosidade aliados à sutileza que a natureza oferece. De longe, um pico imponente e deslumbrante. De perto, um local magnífico, oferece a vida para o nascer e pôr do sol!

Como Chegar?
Partindo da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, é possível chegar em Luminárias pela BR 381, sentido estado de São Paulo. Ao passar pela cidade de Perdões, deve-se pegar a MG 265, a partir de Lavras até chegar a Luminárias.

Onde se hospedar?
A opção de hospedagem indicada pelo Boa Sorte Viajante é a Pousada Serra da Luz. Para realizar a sua reserva, entre em contato pelo telefone: (35) 9 9731 0002, ou acesse o site www.pousadaserradaluz.com. É possível ainda acessar o perfil da pousada no Instagram: @serrada.luz.

Onde Comer?
Um dos principais atrativos de Luminárias é a Cachoeira Poço das Esmeraldas. Neste local, também se encontra o Pesqueiro do Lu, um restaurante conhecido por dispor de um cardápio saboroso, com receitas mais que especiais.

Quando viajar?
Por ser um local repleto de atrativos naturais, recomenda-se visitar fora do período chuvoso no sul do estado de Minas (outubro a março), visando melhor aproveitamento das paisagens e das cachoeiras.