f Passaredo deixa de operar em Vitória da Conquista após quase três décadas; modelo ATR-72 também sai de cena - Boa Sorte Viajante

Passaredo deixa de operar em Vitória da Conquista após quase três décadas; modelo ATR-72 também sai de cena

24/03/2023

A VoePass, nome fantasia da Passaredo Transportes Aéreos, deixará de operar voos em Vitória da Conquista. Neste sábado, às 6h30, a empresa realiza a última decolagem no Aeroporto Glauber Rocha rumo a Salvador, sem previsão de retorno pelos próximos meses. De acordo com o sistema de agendamento de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), não há nenhum outro voo programado pela empresa depois desta data. 

Segundo informações da Agência Sertão, também não há mais voos agendados para ocorrer em aeronaves ATR-72, principal modelo usado para voos na cidade até a desativação do Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo.  A VoePass é a única companhia que até então usa esse tipo de avião no Glauber Rocha. A Azul também realizou muitas viagens neste modelo de turboélice, substituído por um jato com após o novo aeroporto ficar pronto, em 2019.

A desativação dos voos da VoePass ocorre no momento em que a Gol Linhas Aéreas, parceira da VoePass na aviação regional, implementa voos diretos para a capital baiana em aeronaves com capacidade para 186 passageiros, substituindo a companhia parceira nesta rota.

De acordo com informações da página Aero Conquista, a história da Passaredo em Vitória da Conquista começou em 1995, quando foram implantados os primeiros voos. Nessa época, os voos eram feitos nos aviões Embraer E120, com capacidade para 30 passageiros. Em 2002, por causa da crise no setor, a empresa paralisou suas atividades. Somente em 2007 houve a reativação das operações na cidade e em 2010 o modelo E145, para 50 passageiros, começou a ser usado. Em 2012, a companhia começou a usar o ATR-72 na cidade, aeronave para 70 passageiros à época, 68 na atual configuração da empresa.

De acordo com reportagem produzida pelo site da Agência Sertão, a partir de dados obtidos por meio da Consulta de Voos Passados e dos Indicadores de Mercado Aéreo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entre 2000 e janeiro de 2023, quase 1,2 milhões de embarques e desembarques foram realizados pela VoePass em Vitória da Conquista, e cerca de 28 mil pousos e decolagens. O recorde foi em 2017, quando mais de 173 mil passagens foram vendidas  Os principais destinos foram Barreiras, Belo Horizonte, Brasília, Guarulhos, Montes Claros, Ribeirão Preto, Salvador e São Paulo, além de outras cidades com voos esporádicos.

A VoePass continua atuante nos aeroportos de várias cidades da Bahia, como Barreiras, Lençóis, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas, que inclusive ganhou voo direto para São Paulo e Ipatinga (MG), além de mais uma frequência semanal para Salvador.

Com a saída de cena do ATR-72, quatro modelos diferentes de aviões continuaram pousando e decolando no Glauber Rocha. A Azul usa o Embraer E195 com 118 lugares nos voos para Belo Horizonte e Salvador, enquanto a Latam usa Airbus A320, para 180 passageiros, e a Gol usa o Boeing 737, para 136 viajantes, e o 737 MAX 8, para 186, o maior entre eles.

Aumento dos voos a partir de domingo

Além do voo da Gol para Salvador, substituindo a VoePass, a Latam vai ampliar de 10 para 14 o número de voos para a Grande São Paulo. Ao todo serão 27 voos semanais entre a terceira cidade mais populosa da Bahia e a região metropolitana mais populosa do Brasil.

Além disso, a partir de 20 junho, a companhia também irá operar cinco voos de carga em Aeronaves Boeing 738, com capacidade para movimentar nos dois sentidos mais de 200 toneladas de cargas, conforme consta no sistema de agendamento de voos da Anac.

Matéria veiculada a partir de informações do site Agência Sertão e do perfil AeroConquista no Instagram.

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